Como funciona o Stark-Box IoT Platform


Stark-Box IoT Platform
Mini PC embbeded

Entenda como funciona a plataforma e como é utilizada para aplicações de entradas.


Introdução

As soluções de entrada do Stark-Box IoT Platform estão disponíveis em três tipos de edição Base.

  • Edição Express
  • Edição Starter
  • Edição Starndard

Necessariamente o cliente deve adquir uma das edições descritas necessáriamente embarcada e licenciada em um mini Pc. Geralmente um Stick-PC ou em Nuke PCs quando necessário.


Desa forma é dispensada a necessidade de instalação que no caso de plataformas IoT podem demandar muito tempo e mão de obra especializada em vários segmentos da área de TI oque diminui consideravelmente o custo e tempo de implantação.

É interessante  ressaltar que além das soluções de entrada também estão disponíveis outros módulos e edições base, que permitem implementar soluções mais robustas com outras tecnologias mais especializadas, como: sensoriamento analógico, RFID UHF dentre outras
Nestes casos será necessário adequar além das licenças base e módulos adicionais também o hardware como upgrades para servidores.
Para maiores informações vide Módulos Adicionais.


Visão Inicial

Inicialmente entendamos que a solução de entrada baseia-se em um painel gráfico que esta embarcado, em conjunto com o resto da plataforma, em um nini PC conectado a entrada de uma TV ou Monitor.

É chamado Painel Gráfico Multimídia Interativo (PGMI).
Este painel permite uso de várias soluções de mercado de forma simultânea e integrada a vários dispositivos de segurança eletrônica, ao contrario da maioria das soluções de mercado disponíveis melhorando significativamente a relação custo/benefício da solução.
Abaixo podemos verificar no menu do PGMI diversas opções de intefaces disponíveis



Das aplicações conhecidas no mercada para este tipo de interface podemos ressaltar:
  • Digital Signage (Mídia In Dor)
  • Mapa sinótico
  • Sistema supervisório
  • Dash Board

Interface: Apresentação  (digital signage) 


As aplicações de digital Sigane mais conhecidas é a apresentação de material informativo e também de propaganda, lançando uso de todo tipo de conteúdo multimídia, como:
  • PlayList de Vídeos em diversos formatos
  • Slides shows de imagens JPG, Gif dentre outros formatos
  • Streeming de vídeo
  • Streeming de rádio



O conteúdo pode ser personalizado e depois chamados manualmente pela interface interativa,
Oque permite também a utilização do PGMI em totens ou equipamentos com telas Touch Screen ou mesmo em tablets com ambiente operacional Windows.

Como exemplo na tela abaixo, qual apresentação de slides ou de videos vai ser exibida e também, formato full screem, com uso ou não de relógio dentre outras configurações



Outra seleção possível qual Streaming de rádio utilizar ou playlist de músicas




Além das operações com apresentação é possível utilizar o PGMI para várias soluções como:




Para permitir este tipo de solução é necessário alem da utilização manual do PGMI também lançar mão da utilização automática das interfaces através do uso de um administrador WEB


WEB ADMIN

O WEB-Admim é uma interface em DOT NET que permite localmente ou remotamente administrar os dispositivos esoftawres conectados assim como programar as interações entre os mesmos.



A tela abaixo mostra a tela de de configuração dos dispositivos integrados a plataforma, ligando e desligando canais e sub-canais dos respectivos dispositivos.




O administrador além da configuração dos dispositivos, permite o agrupamento em listas dos elementos dos dispositivos integrados.



Uma vez agrupados os elementos é possível criar procedimentos baseados nos eventos gerados pelos dispositivos.



Os eventos dos dispositivos integrados atuam como gatilhos para disparar diversas ações possíveis.
Abaixo, demonstração dos tipos de eventos existentes.



Uma vez disparado o gatilho do evento, várias ações podem ser tomadas.
Estas ações ou atuações são disparados para os dispositivos integrados.
Para cada tipo de evento de gatilho pode ser disparado uma lista diferente de ações
Abaixo alguns exemplos do eventos e tipos de ações possíveis.


Abaixo algumas telas de construtor para as ações escolhidas.
Notem que a tela possui as condicionais para ativação dos eventos assim como as ações que se deseja tomar.



Evento de acesso

O Exemplo abaixo  exibe um aviso, um Popup vermelho, com texto de aviso.


Note, na tela abaixo,  no lado direito pode-se escolher em quais painéis se quer exibir o aviso, e também que a construção do aviso utiliza variáveis do banco de dados, oque deixa as mensagens personalizadas para cada disparo.
Na parte inferior note as condições de disparo que utiliza o tipo do evento e as lista e grupos pertinentes ao tipo de evento disparado.




Evento de I/O
No caso abaixo tambem é exibido um aviso personalizado nos painéis contidos na lista de painéis GraphicPanel 01, quando qualquer conjunto de portas contido na lista SENSOR 3 muda de estado lógico para Off.




Evento de vídeo analítico

Neste caso é criado um registro no banco de dados com o nome de PERÍMETRO VIOLADO quando quais quer câmeras da lista LC1 obtiver um evento de vídeo a ser escolhido a lista TIPO DE EVENTO.




Estes registros gravados no banco de dados contem informações como, tipo do evento, data, hora minuto e segundo, origem do evento.
E podem ser pesquisados por tela de pesquisa do Web-Admin

Abaixo telas demostrando os tipos de pesquisa disponíveis





Uma vez entendido como o WEB-Admim pode definir as trocas de informações dos dispositivos e as ações entre os mesmos, podemos entender as aplicações possíveis com exemplos apresentados.



Utilizando a DASH BOARD ou Interface de mapas e sensores podemos abrir uma porta clicando em cima de uma imagem ou de um videio, e verificar as mudanças dos estados dos sensores do mapa.




A Dash Board pode vocalizar quem esta entrando ou saindo do condomínio por exemplo, exibindo avisos e gerando informações que podem ser utilizados.
Ou pode apresentar avisos específico para a categoria do indivíduo, como prestador de serviço, colaborador, condômino, ou membro do conselho por exemplo.




Como forma adicional de acionamento e sensoriamento entra nos exemplos colocados de I/O anteriormente.



É bom salientar que os exemplos colocados nesta explicação tem o intuito de gerar uma intendimento básico da plataforma.
Para conhecimento total plataforma suas  aplicações é necessário participar das certificação  disponíveis nos nossos centro de treinamento.